AVRO LANCASTER
O bombardeiro noturno dos aliados
Durante a segunda guerra mundial,conforme a estratégia adotada pelo o exército aliado para bombardear a indústria alemã,os BRITÂNICOS encarregaram-se dos raios noturnos,deixando os ataques diurnos aos americanos.A missão ficaria a cargo de um bombardeiro pesado,dotado de 4 motores,concebido e fabricado pela avro:o <>
O Lancaster surgiu em maio de 1936.A diretiva p.13/136 do ministério do ar britânico pedia um bombardeiro bimotor capaz de transportar 5443 kg de bombas,ou apenas uma de 3629 kg,ou então dois torpedos.Foram duas as empresas que concorreram ao desenvolvimento desse avião:por um lado,a HANDLEY page com seu hp.56,que depressa abandonou a corrida para se concentrar na concepção do quadrimotor hp.57 halifax,e, por outro , a avro, com o bimotor tipo 679,de dois motores de rolls-royce vulture de 24 cilindros deste aparelho batizado de <>,fabricarão -se 202 unidades.
Uma das suas versões ,o manchester II,foi equipada com dois tipos de motores :uma com um napier sabre e a outra com um bristol centauros.Por outro lado,uma terceira versão ,o manchester III,estava equipada com quatro motores Rolls-Royce merlin X de 1145 cv cada para suporta esse novo tipo de sistema propulsivo,alongou-se a secção na asa central o que implicou dessa vez foi a ultima versão porque estava muito rápido e as duas versões de motores foram abandonadas.
O pessoal de terra da raf trasporta uma bomba mk.II 3629 kg de alta potencia para o porão do avro lancaster.
CARACTERISTICAS TECNICAS DO AVRO LANCASTER
ARMAMENTO DIANTEIRO:
É equipada com duas metralhadoras browning de 7,7 mm de calibre e com capacidade de 1000 projéteis cada.
ARMAMENTO DO MEIO:
o mesmo que o dianteiro
ARMAMENTO TRASEIRO:
esta equipada com uma torre de cauda Fraizier-Nash FN 20 de comando,dotada com 4 metralhadoras browning de 7,7 mm que atravessa um carro como folha de papel e com 2500 projétieis cada.
TRIPULAÇÃO
constituída por 7 homens espalhados pelo fuselagem,com um comandante piloto do avião e um navegador,um elemento essencial para missões noturnas.
MARCAS DA UNIDADE
A indentificaçao dos aviões britânicos compunha-se de dois caracteres geralmente colocados diante da insignia nacional.
TIPO:bombardeiro de quadrimotor pesado
TRIPULAÇÃO:piloto,co-piloto,navegador,operador de radio,bombardeiro,mecânico e metralhador cauda.
ENVERGADURA:31,09m
COMPRIMENTO:21,18m
ALTURA:6,10m
SUPERFÍCIE ALAR:102,49m2
PESO BRUTO:15999 kg
PESO MÁXIMO AO DECOLAR:27400kg
VELOCIDADE MÁXIMA :438 km/h a 7528m de altitude
RAIO DE ACAO MÁXIMA:4072 km
SIR BARNES WALLIS,cientista e inventor britânico,criador das denominadas bombas sísmicas utilizadas pela raf como as TALLBOY E GRAND SLAM.
As bombas GRAND SLAM eram concebidas para penetrar no solo e provocar um mini-tremor de terra ao explodirem.
É ESTE O ESTADO EM QUE FICOU A CIDADE DE DRESDEN DEPOIS DOS BOMBARDEAMENTOS ALIADOS NA NOITE DE 13 PARA 14 DE FEVEREIRO DE 1945.
Nenhum comentário:
Postar um comentário