Para aposentar o SLR McLaren, a Mercedes-Benz apostou em uma receita ousada: usou tecnologia de ponta com uma pitada de nostalgia. O resultado é o SLS AMG, novo superesportivo da marca que traz linhas inspiradas em um avião de última geração e retoma a abertura de portas no formato de “asas de gaivota”, herdado do modelo de competição 300 SL da década.
Não é só na forma que o SLS lembra o carro de corrida. A alma também é a mesma. O 300 SL nasceu em 1951 somente para as pistas e um ano depois se sagrou campeão da "Panamericana", competição mexicana que ganhou repercussão internacional na época. O resultado surpreendente no campeonato e o estilo exótico fez com que o esportivo conquistasse muitos admiradores e a fabricante levou o projeto para a linha de montagem entre 1954 e 1957.
75 mil pela cotação atual), na versão coupé, e de US$ 440 mil (R$ 823 mil) na versão Racing, que traz mais componentes de competição, como freios de cerâmica, bancos e volante mais esportivos e revestimento em fibra de carbono.
Apesar dos diferentes equipamentos, eles não passam de detalhes quando comparados à estrutura do SLS AMG. A carroceria de 241 kg é composta em 96% de alumínio - apenas a coluna “A” é feita em aço –, o motor (posicionado na dianteira e mais próximo ao chão) é ligado à transmissão (localizada na parte traseira do carro) por um tubo de fibra de carbono que equilibra o peso do carro e evita torções.As modificações estruturais permitem que o peso total de 1.620 kg seja distribuído 52% na traseira e 48% na dianteira. A proporção quase igual evita que o carro escape de traseira com a força do motor. Sob o capô está o propulsor V8 6.3 que recebeu alterações para entregar até 571 cavalos de potência. O peso reduzido e o fôlego levam o carro de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, 0,1 segundo a menos que o R8 V10. E é exatamente 0,1 segundo que a transmissão de sete marchas e dupla embreagem do SLS precisa para realizar as trocas.
Entre os itens de série, o SLS traz freios ABS com controle de estabilidade (ESP), oito airbags, cintos de segurança com pré-tensionador, rodas de 20 polegadas, piloto automático, câmera de marcha a ré, display de 7 polegadas no console central e sistema de som composto por 11 alto falantes e com 4 GB de memória para armazenamento de arquivos. O interior traz mais de 100 tipos de configurações de cores e materiais, por isso as unidades serão vendidas apenas sob encomenda e o tempo de espera varia entre 3 e 6 meses.