quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Forte concept



Forte é o nome de um automóvel, ou melhor, de um protótipo de ar agressivo. Neste momento não é mais, porém, do que uma formulação virtual de um estudante de design, de seu nome Andrew Varnish, sem qualquer intenção de produção, ainda que numa série limitada. Trata-se apenas um exercício de estilo destinado a testar ideias e propor novas soluções. E o automóvel desde sempre foi um território fértil para o design e inovação tecnológica.

De facto as inovações são muitas e interessantes. A carroçaria é moldada integralmente em fibra de carbono e possui uma ampla zona envidraçada construída em vidro fotossensível a envolver o habitáculo. As luzes, compostas exclusivamente por LEDs, são particularmente originais nos stops traseiros, que se acendem progressivamente ao longo de uma linha poligonal à medida que aumenta a intensidade da travagem. As abas laterais da carroçaria são solidárias com a suspensão de modo a que as rodas mantenham sempre um envolvimento constante. Macacos hidráulicos embebidos debaixo do chassis tornam a mudança de pneus rápida e confortável.
E se as linhas alucinantes deste automóvel virtual nos parecem também elas inovadoras, desenganemo-nos: são, na verdade, um remake dos grandes e luxuosos desportivos americanos dos anos 30′, como o Cord, o Auburn, o Duesenberg ou ainda este fabuloso Phantom Corsair. A inovação, afinal, já não é coisa nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário