quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AVUS PERFORMANCE prepara Nissan GT-R



Novo Nissan GT-R Black Edition apresentado pela AVUS trás uma série de modificações esportiva.

Sua pintura preto fosco o deixou com um ar mais agressivo. Aliás agressividade ele tem de sobra, seu motor ganhou fôlego extra, passou dos 485 cv para 580 cv de potência.

Outros detalhes externos são as novas saídas de escapes, que ficaram maiores, novo difusor traseiro e rodas de 20 polegadas.

Forte concept



Forte é o nome de um automóvel, ou melhor, de um protótipo de ar agressivo. Neste momento não é mais, porém, do que uma formulação virtual de um estudante de design, de seu nome Andrew Varnish, sem qualquer intenção de produção, ainda que numa série limitada. Trata-se apenas um exercício de estilo destinado a testar ideias e propor novas soluções. E o automóvel desde sempre foi um território fértil para o design e inovação tecnológica.

De facto as inovações são muitas e interessantes. A carroçaria é moldada integralmente em fibra de carbono e possui uma ampla zona envidraçada construída em vidro fotossensível a envolver o habitáculo. As luzes, compostas exclusivamente por LEDs, são particularmente originais nos stops traseiros, que se acendem progressivamente ao longo de uma linha poligonal à medida que aumenta a intensidade da travagem. As abas laterais da carroçaria são solidárias com a suspensão de modo a que as rodas mantenham sempre um envolvimento constante. Macacos hidráulicos embebidos debaixo do chassis tornam a mudança de pneus rápida e confortável.
E se as linhas alucinantes deste automóvel virtual nos parecem também elas inovadoras, desenganemo-nos: são, na verdade, um remake dos grandes e luxuosos desportivos americanos dos anos 30′, como o Cord, o Auburn, o Duesenberg ou ainda este fabuloso Phantom Corsair. A inovação, afinal, já não é coisa nova.