domingo, 5 de junho de 2011

Lançamento: McLaren MP4-12C GT3

Com um conjunto mais balanceado para encarar as pistas de corrida, a McLaren acaba de apresentar o MP4-12C GT3, que utiliza o mesmo motor V8 bi-turbo da versão de rua, porém com 500 cv de potência, quase 100 cv a menos que o modelo original (592 cv), o que foi justificado pela fábrica como uma redução equilibrada para atender ao peso consideravelmente inferior.

“O modelo MP4-12C GT3 será montado na mesma estrutura de carbono que equipa o veículo de rua e contará com o mesmo volante utilizado por Lewis Hamilton em sua McLaren MP4-24 de Fórmula 1”, disse Martin Whitmarsh, CEO do grupo McLaren. Ainda, segundo Whitmarsh: “além disso, trabalhamos junto com nossos fornecedores da Fórmula 1, tanto do passado quanto do presente, como Akebono, Mobil 1, McLaren Electronic Systems, Ricardo e Michelin. Esta mistura de carro de rua com tecnologia e a experiência da F1 será a grande vantagem de todos os que correrem com a MP4-12C GT3 na temporada de 2012”.

Acoplado ao motor V8, a nova MP4-12C GT3 recebeu um câmbio sequencial de 6 marchas. O conjunto motor/câmbio do modelo de corrida pesa 80 kg a menos do que o de rua, que utiliza câmbio de 7 marchas.

Este ano será um período de desenvolvimento para a MP4-12C GT3. A McLaren planeja sua estréia na Blancpain Endurance Series, na etapa que será realizada no Circuito de Navarra, no norte da Espanha, onde foram feitas as fotos do lançamento oficial do modelo. Após a etapa da Espanha, a MP4-12C GT3 irá participar das corridas de Magny-Cours, na França e Silverstone, na Inglaterra. A marca também pretende testá-lo nas 24 Horas de Spa-Francorchamps e apresentá-lo no Goodwood Festival.

Novo Jaguar C-X75

A Jaguar confirmou oficialmente a produção do C-X75, um superesportivo em homenagem aos 75 anos da marca britânica, e que foi revelado no Paris Motor Show 2010 como conceito.

O Jaguar C-X75 Concept teve suas linhas inspiradas no lendário XJ 220 e conta com propulsores que atingem 780 cv de potência e 1.600 Nm de torque máximo. Seu conjunto mecânico é formado por 4 motores elétricos, posicionados nas extremidades da carroceria, perto das rodas, cada um com 195 cv de potência. Estes 4 motores trabalham em paralelo a duas turbinas, que atingem a expressiva marca de 80.000 rpm. Graças a esta motorização, o Jaguar C-X75 acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, atinge velocidade máxima de 330 km/h e tem autonomia de 900 km.

O interior do C-X75 Concept traz a essência de um esportivo de luxo, composto por materiais como couro, neoprene, revestimentos de toque macio e confortável, além de alumínio polido. Os bancos são fixos, montados direto no assoalho. Os pedais e o volante são reguláveis em profundidade e altura.

Alguns toques da indústria aeronáutica também estão presentes no C-X75 Concept, como a alavanca de câmbio, semelhante à manete dos aviões a jato. Outro destaque é o show de luzes que o C-X75 Concept produz quando detecta a aproximação da chave do carro.

Seu chassi será produzido integralmente em fibra de carbono em parceria com a equipe Williams de Fórmula 1, que contribuirá com sua vasta experiência também no desenvolvimento da parte aerodinâmica e na tecnologia híbrida.

Produção limitada a 250 exemplares numeradas

Preço: a partir de US$ 1,1 milhão (na Inglaterra)